Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo presidente mexicano toma posse sob protestos

Peña Nieto anuncia 13 medidas, entre elas um programa de prevenção ao crime no país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Enrique Peña Nieto, 46, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), assumiu ontem a Presidência do México, em meio a violentos protestos pela capital que deixaram ao menos 20 feridos.

Em seu discurso de posse, que durou 50 minutos, o novo presidente anunciou 13 medidas, entre elas a criação de um programa nacional de prevenção ao crime, reformas administrativas para combater a pobreza e o controle dos gastos públicos.

A questão da segurança, no entanto, será prioridade, diante da onda de violência que assola o país. O programa nacional será aplicado por vários ministérios, segundo Peña Nieto e incluirá o resgate dos "espaços públicos".

"Estou convencido de que o crime não se combate com a força", disse. "O México exige viver em paz."

O novo presidente fez seu juramento no Palácio Legislativo, enquanto manifestantes ligados a López Obrador- que ficou em segundo lugar e não reconhece a vitória de Peña Nieto- protestavam do lado de fora.

Antes, à 0h, Felipe Calderón entregou a bandeira do país ao sucessor numa cerimônia realizada no Palácio Nacional, sede do Poder Executivo.

Com Peña Nieto, vencedor das eleições de 1º de julho passado, o PRI retorna ao poder que exerceu durante sete décadas, até 2000, quando foi derrotado nas urnas pelo Partido Ação Nacional (PAN), ao qual pertencem Calderón e o seu antecessor, Vicente Fox.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página