Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Israel bloqueia repasse de fundos a palestinos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo israelense anunciou ontem que não vai repassar aos palestinos os impostos arrecadados em novembro, em retaliação ao recurso à ONU no qual a Palestina obteve o status de Estado observador perante a organização.

Desde 1995, Israel recolhe taxas mensais e direitos aduaneiros sobre os produtos que entram no território palestino sob seu controle, assim como dos palestinos que trabalham em Israel. O dinheiro depois é repassado à Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Esta é a segunda represália de Israel após o voto na ONU. Na sexta, aprovou a construção de 3.000 casas em assentamentos de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia.

Ontem, em nota, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-mon, afirmou que a expansão das colônias é um "golpe fatal" ao processo de paz entre israelenses e palestinos.

No total, Israel reterá da ANP US$ 120 milhões (R$ 257 milhões) e transferirá a quantia para pagar parte da dívida que o governo palestino tem com a empresa de eletricidade israelense.

O valor representa mais de metade do magro orçamento disponível para o governo do primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad.

FESTA

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, foi recebido ontem por uma multidão no seu retorno à Cisjordânia depois da conquista na ONU.

"Agora temos um Estado", disse Abbas ao iniciar o seu discurso televisionado, no centro de Ramallah. "O mundo escreveu a certidão de nascimento do Estado da Palestina."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página