Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Teerã decreta feriado por causa da poluição

DE TEERÃ

Escolas, repartições públicas e parte das lojas ficaram fechadas ontem em Teerã, capital do Irã, devido a uma ordem das autoridades locais para amenizar os efeitos de um pico de poluição.

O feriado decretado em virtude da nuvem de fumaça cinzenta que paira sobre Teerã estende-se até hoje, véspera do final de semana iraniano, no qual quintas e sextas são os dias de descanso.

"Ordenamos às pessoas que cortem todos os deslocamentos pela cidade que não sejam indispensáveis", disse o governador da província de Teerã, Morteza Tamadon.

Não é a primeira vez que autoridades decretam feriado pelo mesmo motivo.

Mais comum em outonos frios e úmidos, como agora, o problema afeta grandes cidades iranianas praticamente a cada ano. Teerã sofre mais os efeitos da poluição por estar cercada de montanhas.

Os altos índices de partículas no ar são atribuídos à gasolina caseira que proliferou no país há alguns anos, depois que sanções econômicas dificultaram a modernização das refinarias usadas pela indústria petroleira e a importação de combustíveis.

O uso maciço de carros ultrapassados e o descaso do governo com questões ambientais também são apontados como fatores responsáveis pela situação.

Nos últimos dias, muitos moradores de Teerã vêm apresentando sintomas como tosse e inflamação das vias respiratórias. Hospitais registram aumento do atendimento, especialmente a crianças.

Segundo o Banco Mundial, os índices de poluição nas grandes aglomerações iranianas ultrapassam com folga os padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde, causando mortes e prejuízos que afetam a economia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página