Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amsterdã diz que vai manter droga acessível a turista

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Preocupada com a possível queda do número de turistas com a proibição de venda de maconha a estrangeiros a partir de janeiro de 2013, a Prefeitura de Amsterdã decidiu que fará "vista grossa" aos a eles nos chamados "coffee shops", bares especializados na comercialização da droga e seus derivados.

"Foi decidido que as autoridades responsáveis pela aplicação da lei não colocarão nenhuma prioridade sobre isso", disse o prefeito de Amsterdã, o trabalhista Eberhard van der Laan, em comunicado enviado ao governo federal.

O governo conservador nacional, que foi derrotado nas eleições de setembro, havia prometido que, a partir de 1º de janeiro de 2013, apenas cidadãos holandeses seriam autorizados a comprar droga nesses locais.

O argumento é que os "coffee shops" atraem a criminalidade e visitantes indesejados ao país. Van der Laan, no entanto, pondera que a proibição poderá afetar não só a economia da capital, como incentivar o tráfico nas ruas e elevar a criminalidade.

"Nossa preocupação é que, se aplicarmos a lei, os turistas vão comprar maconha e seus produtos na rua", afirma o prefeito. Segundo o político, um em cada três turistas que visitam Amsterdã por ano vai a um "coffee shop".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página