Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Indicado para Tesouro terá missão de reduzir deficit

Chefe de gabinete da Casa Branca, Jack Lew foi nomeado por Obama

Primeiro desafio do novo secretário será a negociação para a elevação do teto de endividamento público

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou ontem o chefe de gabinete da Casa Branca, Jacob Lew, 57, para o cargo de secretário do Tesouro.

Jack Lew, como é conhecido, irá substituir Timothy Geithner no segundo governo de Obama, que começa no próximo dia 21. Sua nomeação ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

Assim que assumir, Lew terá como missão obter no Congresso um acordo para elevar o teto de endividamento do governo.

O limite atual, de US$ 16,4 trilhões (cerca de R$ 33,2 trilhões, maior do que o PIB do país), deve ser atingido em fevereiro ou março. Se não houver acordo, o governo pode não ter como arcar com parte de seus compromissos.

Outro desafio será a adoção de medidas para reduzir o alto deficit público americano, que já preocupa agências de classificação de risco e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Os democratas defendem a elevação de impostos para os mais ricos, mas os republicanos se opõem. Os dois lados também divergem sobre a extensão dos cortes nos gastos governamentais.

A experiência de Lew com questões orçamentárias é apontada como um dos principais motivos de sua indicação para o cargo.

No passado, como diretor do escritório de Administração e Orçamento dos governos de Obama e de Bill Clinton, ele participou de importantes negociações sobre o tema -inclusive da que resultou na elevação do teto de endividamento em 2011. É visto como um negociador "duro", mas eficiente.

Ele também já passou pelo Departamento de Estado e, nos anos 80, trabalhou como assistente de congressistas. Na iniciativa privada, atuou no Citigroup em 2007 e 2008.

Alguns analistas, porém, questionam se ele possui conhecimento suficiente sobre o mercado financeiro internacional e os mecanismos de regulação bancária. Outro foco de dúvidas é seu suposto distanciamento do mundo dos negócios.

Ao anunciar Lew para o cargo, na Casa Branca, Obama disse que confia em sua capacidade de julgamento, sua amizade e seus valores. Também afirmou que o indicado, filho de um imigrante polonês, "prefere se cercar de experts em política a câmeras de televisão".

ASSINATURA

Na cerimônia, Obama também brincou com a assinatura de Lew, uma espécie de espiral horizontal que passará a constar de todas as novas cédulas de dólares se ele for confirmado no cargo.

"Até cheguei a pensar em voltar atrás na minha decisão, mas Jack me garantiu que trabalhará para fazer com que pelo menos uma letra da assinatura fique legível", disse o presidente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página