Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Nomeado enfrentará sucessão de obstáculos ao longo deste ano

RICHARD ADAMS DO "GUARDIAN"

O cargo de secretário do Tesouro é o mais ingrato na política dos EUA. Jack Lew deve assumir a tarefa nada invejável de enfrentar a economia enfraquecida e o sistema bancário esclerosado do país.

O primeiro problema que Lew enfrentará é também o mais labiríntico: o governo americano deverá alcançar o chamado "teto da dívida", de US$ 16,4 trilhões em empréstimos permitidos pela lei atual, no final do próximo mês.

Os republicanos já prometeram arrancar concessões da Casa Branca, sob a forma de cortes nos gastos -mas o presidente Barack Obama já afirmou que não irá negociar.

Se Lew sobreviver a isso, no início de março está prevista a entrada em vigor de cortes orçamentários profundos adiados pelo acordo fechado no Congresso dos EUA na véspera do Ano-Novo.

No final do mesmo mês, as verbas para o funcionamento do governo americano chegarão ao fim, quando também se encerrar a vigência de outro acordo.

A sucessão de prazos finais fiscais explica em parte por que Obama decidiu transferir Lew de seu cargo de chefe de gabinete da Casa Branca para o de secretário do Tesouro, já que a carreira dele está repleta do tipo de experiência profissional que será necessária durante as negociações que estão por vir.

Seu domínio da complexidade dos gastos federais e da política tributária fez dele um adversário temível dos parlamentares republicanos.

Mas é provável que suas audiências de confirmação no Senado incluam uma revisão de seus três anos passados trabalhando para o Citigroup.

Um de seus papéis foi o de executivo operacional chefe da Citigroup Alternative Investments, uma unidade que esteve no cerne do desastre das hipotecas de alto risco.

Lew é uma figura de perfil baixo, judeu ortodoxo praticante, sobre quem o "New York Times" revelou certa vez: "Ele leva seu almoço de casa (um sanduíche de queijo e uma maçã) e come em sua própria mesa de trabalho".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página