Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alemanha propõe prisão de banqueiro por imprudência

Projeto de lei, que tem o aval de Angela Merkel, busca prevenir crises bancárias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, apresentou um projeto de lei que propõe a detenção por até cinco anos de executivos de bancos e seguradoras que atuem de forma imprudente em investimentos de risco. Além disso, o texto prevê um limite desse tipo de negócio por bancos de varejo.

A proposta teve o aval da chanceler Angela Merkel, mas ainda precisa da aprovação do Parlamento alemão.

A intenção é impedir que o dinheiro do contribuinte, administrado pelos bancos de varejo, seja utilizado em negociações excessivamente arriscadas que possam levar a uma nova crise financeira, como a de 2008.

Segundo o projeto, os bancos de varejo serão obrigados a limitar a até 20% do seu balanço, ou a 100 bilhões de euros, seus investimentos em ativos de risco. Os bancos que ultrapassarem esse limite serão obrigados a repassar os investimentos excedentes a outra instituição, legalmente e financeiramente independente da área de varejo.

Também estão previstas medidas que dificultem o uso do dinheiro dos contribuintes para o resgate de instituições bancárias.

Caso aprovada, a nova lei bancária entrará em vigor em 2014. Porém os bancos terão até julho de 2015 para separar suas atividades de investimentos de risco das operações de varejo.

Segundo o ministro de Finanças, a medida não afetará mais que uma dúzia de bancos. Já a associação alemã de bancos criticou a proposta, dizendo que ela enfraquece o centro financeiro do país e serve principalmente para fins eleitorais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página