Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ciência+saúde em cima da hora

Rússia inicia reconstrução e limpeza após queda de meteoro

Equipe de mergulhadores faz busca em lago atrás de fragmentos

DAS AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Um grande esforço de reconstrução foi iniciado ontem na região russa de Tcheliabinsk, no montes Urais, um dia depois da queda do meteoro que deixou 1.200 feridos. Pelo menos 48 permanecem hospitalizadas. Cerca de 20 mil pessoas foram mobilizadas para participar da limpeza e também do atendimento aos feridos.

As autoridades da região calculam em mais de 1 bilhão de rublos (R$ 65 milhões) os danos materiais causados pela queda do meteoro.

O governador da região, Mikhail Iurevich, disse que cerca de 100 mil proprietários de imóveis foram afetados. Ele acrescentou que quase 30% das janelas quebradas pela onda explosiva do meteoro já foram reparadas e que o restante será consertado durante a próxima semana.

O meteoro entrou na atmosfera terrestre anteontem pela manhã. Durante o percurso, o atrito gerado pela resistência do ar tornou-o incandescente, gerando um rastro brilhante no céu.

Quando o calor se tornou extremo, o objeto explodiu gerando uma onda de choque que atingiu uma área estimada de 100 mil metros quadrados danificou aproximadamente 3.000 prédios.

Muitos acidentes ocorreram porque as pessoas foram para as janelas observar o clarão no céu, sendo atingidas pelos estilhaços de vidro gerados pela onda de choque.

Segundo o porta-voz do ministério russo responsável por situações de emergência, seis mergulhadores estão inspecionando as águas do lago Shebarkul, na região de Tcheliabinsk, atrás de fragmentos do corpo celeste que supostamente teriam atingido a superfície de água congelada.

Uma rachadura na cobertura espessa de gelo levantou a suspeita de um possível impacto na área.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página