Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Blogueira ironiza troca de cargos em Cuba

DIANA BRITO DO RIO

A blogueira cubana Yoani Sánchez 37, caminhou ontem de manhã pela orla da zona sul carioca. Ela visitou o Forte de Copacabana, tomou água de coco em quiosque e conheceu o Pão de Açúcar.

Acompanhada do deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), além de três seguranças, que foram cedidos pela Secretaria de Segurança do Estado, a cubana tirou fotos com admiradores e foi recebida com beijos e abraços por quem passava.

Em tom irônico, a blogueira dissidente disse ontem que a escolha de um vice-presidente com menos de 80 anos poderia ser "uma pequena mudança na Assembleia Nacional" na ilha.

Yoani está hospedada num hotel cinco estrelas, desde ontem, cuja diária mais barata é de R$ 600. Segundo a assessoria de imprensa de Leite, ela está a convite da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio de Janeiro.

A Folha, no entanto, apurou que a verba foi liberada após um pedido do deputado, membro da Comissão de Turismo da Câmara.

A blogueira afirmou ter sentido falta dos manifestantes em sua visita ao Rio. Apenas uma banhista em Copacabana gritou para que ela retornasse ao seu país.

Cercada por jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos, ela chamou a atenção por onde passou. Em alguns momentos, ouviu reclamações, mas na maioria das vezes era surpreendida por "parabéns".

"Levo comigo a pluralidade, a diversidade do Brasil e a solidariedade do brasileiro com o povo cubano", disse a blogueira.

Ao deixar o ponto turístico o Pão de Açúcar, Yoani, que também é jornalista, foi presenteada por um fã com o livro "Nova Antologia Poética", de Vinicius de Moraes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página