Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pior acidente com balão da história mata 19 no Egito

Artefato pegou fogo e despencou de uma altura de 300 metros com turistas em Luxor; 2 pularam e sobreviveram

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A queda de um balão, ontem, na cidade egípcia de Luxor, matou 18 turistas estrangeiros e um local, e fez com que as autoridades suspendessem a prática da atividade na região.

Acredita-se que este tenha sido o acidente mais grave da história do balonismo, praticado há mais de 200 anos.

Entre os mortos estão nove turistas de Hong Kong, quatro japoneses, e dois britânicos -um deles sobreviveu à queda, mas morreu no hospital. As outras vítimas são de nacionalidades belga, húngara e francesa.

Um turista britânico e o piloto, egípcio, saltaram da cesta quando o balão estava perto do chão e sobreviveram. Eles foram levados ao Cairo com queimaduras graves, segundo a agência de notícias estatal egípcia.

O acidente ocorreu por volta das 7h da manhã no horário local (3h em Brasília), após uma corda usada na aterrissagem ter batido em um tanque de hélio, causando uma grande explosão -que chegou a ser ouvida do chão, segundo testemunhas- e um incêndio no interior do veículo.

O balão caiu em uma plantação de cana-de-açúcar, de uma altura de 300 metros, a oeste do rio Nilo.

O ministro da Aviação Civil do Egito, Wael el Maadawi, afirmou que uma comissão foi enviada ao local do acidente para investigá-lo.

Ver o amanhecer de Luxor em um balão é uma das atividades mais populares entre os turistas no local. As autoridades temem que o acidente cause o cancelamento de reservas de viagens na já afetada indústria do turismo do país.

Antes da chegada da Primavera Árabe ao país, o turismo respondia por cerca de 10% do PIB egípcio. Em 2010, o Egito recebeu 14,7 milhões de visitantes, mas o número caiu para 9,8 milhões no ano seguinte, quando uma onda de revoltas retirou o ditador Hosni Mubarak do poder.

A receita do setor caiu 30% no período.

ACIDENTES

Acidentes de balão em Luxor não são inéditos. Em 2009, 16 turistas ficaram feridos quando o artefato onde estavam ficou preso a uma torre de transmissão de sinal de celular.

Um ano antes, sete visitantes haviam se machucado em um choque similar.

Até então, o acidente mais violento registrado na história do balonismo havia ocorrido em 1989, quando dois balões de ar quente se chocaram na Austrália, deixando um total de 13 mortos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página