Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aeroporto na Bolívia troca nome para Evo Morales

Mudança causou greve em Oruro contra decisão

EDUARDO OHATA ENVIADO ESPECIAL A ORURO

A mudança do nome do recém-inaugurado aeroporto da cidade boliviana de Oruro, de Juan Mendoza, pioneiro da aviação do país, para Evo Morales, seu atual presidente, gerou uma greve local.

O objetivo dos organizadores da greve é que a assembleia legislativa local e o governador Santos Tito, situacionista, anulem a alteração. Evo nasceu em área indígena no departamento de Oruro.

Como ocorrera há poucos dias, a população lançou mão de bloqueios para impedir circulação de veículos, ou sua entrada e saída no município.

Para deixar a cidade, era preciso furar bloqueios em diversos pontos e trafegar sobre as calçadas. Um caminhão obstruía a passagem pela ponte da estrada que liga o município ao aeroporto.

Quando o motorista contratado pela reportagem da Folha experimentou uma rota alternativa, saindo da estrada, ouviu-se uma explosão próxima. Segundo ele informou, tratava-se de dinamite.

Funcionários do aeroporto comentaram que os mineiros em greve não explodiam dinamite com o objetivo de ferir, somente para assustar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página