Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Kenneth Maxwell

Alex Bellos

Alex Bellos foi correspondente do "Guardian" no Brasil entre 1998 e 2003. Ele se formou na Universidade de Oxford, onde estudou matemática e filosofia, e editou o "Cherwell", o jornal dos alunos.

Bellos escreveu um livro maravilhoso sobre o futebol brasileiro, não só aquele "para inglês ver", mas sobre o futebol brasileiro tal como ele é, com sua diversidade racial e social; suas aspirações de mobilidade social, riqueza e reconhecimento; toda profundidade social e abrangência nacional; todas as pequenas e grandes corrupções; todo o seu fervor e violência, e toda a sua persistente magnificência.

Bellos também foi o coautor da autobiografia de Pelé. Isso não o impediu de observar o quanto Pelé está fora de contato com a opinião pública brasileira hoje. Foi uma escolha inspirada do jornal londrino "The Independent" enviar Bellos de volta ao Brasil para cobrir a Copa do Mundo.

Bellos também escreveu livros fascinantes de popularização da matemática. Em "Alex no País dos Números", ele percorre o mundo e no caminho conversa com espantosos calculistas mentais alemães e visita chimpanzés numéricos no Japão. Seu mais recente livro é "Alex Through the Looking Glass: How life reflects numbers and numbers reflect life" (Alex através do espelho: como a vida reflete os números e os números refletem a vida, em inglês). Bellos mantém um blog sobre matemática no site do "Guardian"

Ao contrário de muitos dos jornalistas estrangeiros que estão cobrindo a Copa, em sua maioria jogadores aposentados servindo como comentaristas, Bellos conhece realmente os jogadores e conversa com eles. Seu veredito é encorajador. Ele diz que a seleção brasileira formou uma união nunca vista com o povo do país. Enfatiza o afeto das pessoas pela seleção, a despeito de muitos de seus jogadores defenderem times europeus há anos. Também diz que a Copa das Confederações do ano passado permitiu que os torcedores conhecessem os jogadores como pessoas.

Alex Bellos aponta que Neymar defendeu o Santos por quatro anos antes de aceitar uma proposta do Barcelona, o que "o tornou um herói nacional". Neymar, 22, também é um bom pai e desempenha papel importante na vida do filho. Ele é evangélico, como David Luiz, Fernandinho e Fred. O jogador é ativo na internet, com 6,4 milhões de seguidores no Instagram (Daniel Alves tem 2,1 milhões de seguidores e Thiago Silva, 1,2 milhão). A seleção brasileira está unida sob o paternal Felipão e não sofre mais com os rachas causados pelo egos superdimensionados de anos passados.

Bellos concluiu que a seleção brasileira na Copa "ainda não convenceu o país de que é um time vencedor, mas já conquistou seu coração".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página