Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo vai abrir informação sobre voos oficiais na internet

Decisão foi tomada após Folha revelar uso indevido de aviões

DE BRASÍLIA

A partir desta semana, o governo divulgará na internet dados dos voos oficiais solicitados por autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. A promessa é do ministro Jorge Hage (Controladoria Geral da União).

A decisão de tornar públicas informações como origem, destino, data e nome da autoridade solicitante das aeronaves foi tomada depois que a Folha revelou que um ministro e os presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões oficiais para ir ao jogo da seleção brasileira no Rio e a uma festa na Bahia.

Nomes de todos os passageiros, que a FAB (Força Aérea Brasileira) diz descartar após a viagem, e dados de voos já realizados não serão disponibilizados agora.

No primeiro semestre deste ano, o vice-presidente, Michel Temer, e cinco ministros foram responsáveis por um terço dos 1.664 voos oficiais solicitados por autoridades dos três Poderes, segundo informações da Aeronáutica.

Temer está em quinto no ranking das autoridades do Executivo que mais acionaram a FAB de janeiro a junho deste ano --voou 78 vezes.

O campeão de pedidos de viagens é Alexandre Padilha (Saúde), com 110 voos.

Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e José Eduardo Cardozo (Justiça) voaram com a FAB 101 e 91 vezes, respectivamente, até junho.

Aldo Rebelo (Esportes) fez 81 pedidos e Celso Amorim (Defesa), 68 solicitações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página