Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Renan supera Sarney no uso de jatos da FAB

Presidente do Senado aciona Força Aérea 27 vezes até junho, contra 18 voos do antecessor no mesmo período de 2012

Cúpula do Congresso soma 91 viagens em aviões oficiais; pedidos cresceram em junho, o mês das manifestações

DE BRASÍLIA

A cúpula do Congresso Nacional fez 91 viagens nos primeiros seis meses deste ano com aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), média de um voo a cada dois dias.

Segundo dados da Aeronáutica obtidos pela Folha, quase um terço do total das viagens foi feito em junho, mês marcado por manifestações em todo o país.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), solicitou 27 voos desde que assumiu, em fevereiro, até junho. Além de Alagoas, seu reduto político, foi ao Rio, São Paulo, Ceará e Bahia. O antecessor de Renan, José Sarney (PMDB-AP), voou 18 vezes no mesmo período de 2012.

A Presidência da Câmara solicitou 61 voos até junho --47 pedidos pelo presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que teve Natal como um dos principais destinos. Nove pedidos partiram do deputado André Vargas (PT-PR), que substituiu Alves em ao menos três ocasiões.

As outras cinco viagens foram feitas em janeiro pelo então presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que voou 60 vezes de fevereiro a junho do ano passado.

Decreto em vigor estabelece que as autoridades só podem usar as aeronaves oficiais em casos de segurança e emergência médica, viagens a serviço ou deslocamentos para seus locais de residência permanente.

A Folha mostrou no início do mês que Eduardo Alves usou um jato oficial para levar a noiva e amigos para a final da Copa das Confederações, no Rio, e Renan Calheiros voou com a mulher para uma festa de casamento em Trancoso, na Bahia.

Os dois decidiram ressarcir a União após a revelação. A Procuradoria da República no Distrito Federal apura se houve irregularidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página