Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Associação critica decisão de Barbosa sobre TRFs

Ministro suspendeu criação de novas cortes

DE BRASÍLIA

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) deve entrar com pedido de suspeição contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, para que ele não participe do julgamento sobre a criação de tribunais.

Anteontem, Barbosa suspendeu, no plantão do Judiciário, a criação de quatro Tribunais Regionais Federais, questionada por uma associação de procuradores. A decisão vale até que o plenário da corte analise o caso.

Para o presidente da Ajufe, Nino Oliveira Toldo, o ministro não tem "isenção" para julgar a causa. Barbosa já havia criticado abertamente a medida, quando classificou de "sorrateira" a discussão sobre os novos órgãos.

"A ação foi ajuizada ontem [anteontem], quando se sabia que era ele no plantão e foi julgada em poucas horas. Isso é estranho, porque não há urgência", afirmou Nino Toldo.

Barbosa também foi criticado no Congresso. "É um grande equívoco. O ministro Joaquim pensa que ainda vive no período do absolutismo e tem sempre que prevalecer sua opinião. Espero que o plenário revogue essa decisão", disse o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página