Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O papa no Brasil

Após pane no metrô, Rio tenta evitar caos nos próximos dias

Transporte público na cidade, incluindo os ônibus, vai funcionar 24 horas até a próxima segunda-feira

Metrô pode ser multado por parada de duas horas; secretário de Transportes afirma que falha foi grave

DO RIO

Após uma série de falhas no transporte público na abertura da Jornada Mundial da Juventude, anteontem, a Prefeitura do Rio e o governo do Estado se articularam para evitar um caos nos próximos dias, quando haverá um maior movimento de peregrinos.

Serão realizados eventos em Copacabana (zona sul) hoje e amanhã, com um público equivalente a dois Réveillons seguidos. Para cada dia está prevista a presença de 1,5 milhão de pessoas.

O tumulto que ocorreu anteontem, um dos dias em que era previsto menor público, acendeu o alerta nas autoridades. Anteontem, cerca de 400 mil pessoas participaram da abertura da Jornada em Copacabana, segundo a avaliação da Polícia Militar.

A resposta veio com a ampliação na oferta de transporte nos próximos dias.

O metrô, que sofreu uma pane elétrica e ficou parado por duas horas no dia de abertura, funcionará durante 24 horas a partir de hoje até segunda-feira. Anteriormente, o horário estendido ocorreria somente até sábado.

Já o Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus do Rio, informou que vai operar com 100% de sua frota, de 8.700 veículos, de hoje até a manhã de segunda, inclusive na madrugada.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, também anunciou um esquema de reforço dos ônibus, entre 12h e 14h, horário de pico de chegada de peregrinos em Copacabana.

Na missa inaugural da Jornada, faltaram ônibus para atender o público que deixava o evento. Mas, apesar das longas esperas, não houve tumultos. Nos pontos de ônibus e no metrô, sob chuva e com temperatura de 15°C, os peregrinos dançavam e cantavam.

Os jovens andam sempre em grupos de mais de 30 pessoas, e geralmente de mãos dadas. Eles não se soltam nem mesmo para atravessar as ruas ou subir e descer as escadas rolantes de estações do metrô.

Como muitos não conhecem a cidade e temem se perder, eles seguem à risca as ordens de seus tutores.

Isso dificulta a circulação não só dos grupos como também dos demais usuários do sistema de transportes.

MULTA

O metrô poderá ser multado por causa da pane elétrica que paralisou a circulação por duas horas na terça. "A falha foi grave e lamentável", disse o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

A Folha apurou que o valor total das multas aplicadas em cada mês não pode exceder 0,5% do faturamento no exercício do ano anterior, o que equivale a R$ 2,7 milhões.

O MetrôRio disse que perícia constatou que o problema ocorreu por falha na montagem da estrutura de energia na nova estação Uruguai.

Houve novos problemas no metrô ontem. Quem tentava comprar os tíquetes especiais para hoje e amanhã enfrentava mais de duas horas de fila.

Sobre os ônibus, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou que poderá multar os consórcios devido à falta de veículos para transportar quem saía da celebração na praia de Copacabana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página