Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O papa no Brasil

Em Aparecida, frio e chuva levam mais de cem fiéis ao hospital

Militares registraram dois casos graves --um homem sofreu derrame e outro teve o olho perfurado por um guarda-chuva

Grupo reclama que pontífice passou muito rápido pela multidão: 'Não é papa Francisco, é Papa-Léguas'

DOS ENVIADOS A APARECIDA

A chuva e as baixas temperaturas que predominaram na véspera e durante a visita do papa Francisco ao Santuário Nacional de Aparecida fizeram ontem com que dezenas de pessoas precisassem de atendimento médico.

No total, 106 fiéis foram socorridos no hospital militar no local. O Corpo de Bombeiros fez 60 atendimentos. A maioria dos casos era de hipotermia, por conta do frio, e mal súbito --algumas pessoas ficaram 24 horas sem comer para não perder lugar na fila para entrar na basílica.

Os militares registraram ao menos dois casos graves: um homem sofreu um derrame cerebral enquanto aguardava o papa e outro teve o olho perfurado pela ponta de um guarda-chuva. Os dois foram levados à Santa Casa de Aparecida. Até a noite de ontem, a reportagem não obteve detalhes sobre a evolução do quadro clínico de ambos.

Milhares de fiéis passaram a noite ao relento numa das madrugadas mais frias do Estado neste ano na tentativa de garantir um lugar mais perto do papa --a temperatura em Aparecida chegou a 8°C na madrugada de ontem e não superou 10°C durante o dia. Por isso, a hipotermia (queda da temperatura do corpo que afeta o metabolismo) foi a ocorrência mais comum.

O quadro piorou no início da manhã, quando a chuva, intermitente na madrugada, engrossou. Muitos desmaiaram diante da basílica.

Idosos que preferiram não enfrentar as filas e a temperatura preferiram aguardar o papa em frente ao seminário Bom Jesus, onde Francisco almoçou. Mas ficaram decepcionados com a rapidez com que o sumo pontífice passou pelos fiéis na entrada. "Não é papa Francisco, é Papa-Léguas", brincou um grupo de mulheres. Na saída, no entanto, o líder da igreja compensou os fiéis com uma rápida descida do papamóvel e abençoou duas pessoas.

Na basílica, Francisco também presenteou os que superaram o frio com simpatia. O papa agradeceu "de coração" a todos os que o prestigiaram. Na chegada, durante o trajeto do papamóvel, ele beijou cinco crianças. "É como se a minha família inteira fosse abençoada", disse aos prantos Flávia Santos Bezerra, 31, mãe de Isabel, 7, a primeira a ser beijada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página