Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Encenação da Via Sacra inclui citação a redes sociais

'Continente digital' é lembrado em cerimônia

DO RIO

Principal evento da visita papal ontem, a encenação da Via Sacra na praia de Copacabana misturou temas bíblicos com meditações contemporâneas, incluindo um pedido para que os jovens evangelizassem "o continente digital" das redes sociais.

"Sei que as redes sociais são uma possibilidade para construir relações verdadeiras, mas exigem muita atenção para não ficar refém das forças de dispersão que despojam a juventude de sua identidade", dizia o texto lido por um jovem na décima das 14 estações espalhadas ao longo da avenida Atlântica.

"Olhando para o Teu despojamento total no caminho da Cruz, peço em nome da minha geração: que Tua graça nos ensine os caminhos para evangelizar o continente digital e nos deixe atentos à possível dependência ou confusão entre o real e o virtual, correndo o risco de dispensar o encontro com as pessoas por contatos na rede."

Dirigida por Ulysses Cruz, a encenação da Via Sacra teve a presença de atores como Cássia Kis Magro, no papel de Maria, e de celebridades como Elba Ramalho e Ana Maria Braga lendo textos bíblicos referentes à procissão.

Além deles, cada estação trazia uma meditação sobre temas atuais, a partir de textos escritos pelos padres Joãozinho e Zezinho.

O papa Francisco acompanhou a cerimônia do palco, após descer de helicóptero no Forte de Copacabana e desfilar de papamóvel pela orla --sua passagem foi novamente acompanhada por uma multidão, com muitos jogando presentes, bandeiras e faixas na direção do veículo.

No meio do trajeto, o papa desceu do carro para benzer e inaugurar uma estátua de são Francisco com uma pomba branca na mão.

O público teve dificuldades para assistir à encenação: quem estava na avenida viu só os fundos de cada estação onde as cenas se passavam, e quem estava na praia, de frente, ficou muito longe dos palcos. A solução era acompanhar pelos telões, na areia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página