Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Perda de fiéis é atribuída à distância da igreja

Francisco diz à TV Globo que instituição não pode ser como uma 'mãe por correspondência'

DE SÃO PAULO DO RIO

O papa Francisco defendeu uma igreja mais próxima como melhor remédio contra a perda de fiéis no Brasil, sobretudo diante do avanço das denominações evangélicas.

Em entrevista à TV Globo feita na quinta-feira e transmitida ontem, Francisco disse que a Igreja Católica precisa ser como uma mãe que "dá carinho, beija, toca, ama".

Segundo ele, quando a igreja "só se comunica com documentos", age "como uma mãe que se comunica com o filho por carta". "Nem você nem eu conhecemos nenhuma mãe por correspondência", afirmou o papa.

Fazendo a ressalva de que não conhece bem os motivos do declínio do catolicismo no Brasil, Francisco contou o caso de uma fiel argentina que lhe revelou guardar no armário uma imagem da Virgem Maria depois de passar a frequentar cultos evangélicos.

Segundo ele, essa mulher vivia numa região da Argentina "há 20 anos sem sacerdote" e por isso começou a "ter raiva" da Igreja Católica.

Francisco disse desconhecer os motivos que levaram milhares de jovens brasileiros às ruas nas manifestações de junho, mas falou sobre a inquietação da juventude.

"Um jovem que não protesta não me agrada", disse. "O jovem tem ilusão da utopia, (...) e a utopia é respirar e olhar adiante." Francisco afirmou que é preciso cuidado apenas para que os jovens "não sejam manipulados".

Antes de embarcar de volta a Roma ontem à noite, o papa disse à irmã Terezinha Fernandez, 46, responsável por sua hospedagem na residência oficial da Arquidiocese do Rio, que gostaria de passar mais uma semana no país. "Estava gostando muito de tudo e de todos", ela disse.

A irmã Terezinha contou que ele deixou de lembrança um pequeno terço de pérolas para cada uma das freiras que trabalharam para ele no país.

Cerca de 15 mil voluntários receberam Francisco na noite de ontem, no centro de convenções Riocentro, antes de seu embarque. Em pronunciamento aos jovens, o papa pediu que sejam "revolucionários" e andem "na contramão de quem acha que o casamento está fora de moda".

"Muitos pregam que o importante é curtir o momento", afirmou. "Peço que vocês se rebelem contra essa cultura do provisório, que no fundo crê que vocês não são capazes de (...) amar de verdade."

Após o encontro, Francisco seguiu para a Base Aérea do Galeão para voltar a Roma. "Já começo a sentir saudades deste povo tão grande e de grande coração (...), do sorriso aberto que vi em tantas pessoas", afirmou. Seu avião decolou às 19h35.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página