Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo do Rio afirma que não expulsará índios

Secretária Adriana Rattes diz que PM não retomará prédio do antigo Museu do Índio

DO RIO

A secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, disse que a Polícia Militar não tomará qualquer atitude para desocupar o prédio do antigo Museu do Índio, no complexo do Maracanã (zona norte).

Na segunda, cerca de 40 indígenas e ativistas voltaram a ocupar o local. O grupo --que ontem tinha 60 pessoas-- teme que a PM remova o acampamento com violência.

O antigo Museu do Índio, que ficou conhecido como Aldeia Maracanã, ficou ocupado por índios de 2006 até março passado, quando a PM, cumprindo ordem judicial, retirou os ocupantes usando spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Na semana passada, o governador do Rio, Sérgio Cabral, reabriu o diálogo e nomeou Rattes como mediadora. A ideia é que o prédio seja um centro de referência da cultura indígena. A secretária fez ontem sua segunda reunião com os ocupantes.

Ela ouviu sugestões e tentou fazer uma só exigência: que ninguém passasse as noites no antigo museu. Segundo ela, os índios poderiam usar o espaço de dia e fazer rituais à noite, mas o prédio teria de ser desocupado. A proposta foi rejeitada. Haverá nova reunião no sábado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página