Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lula está com a 'saúde perfeita', diz médico

Ex-presidente passou ontem por nova série de exames para avaliar se havia sinais de volta do tumor na laringe

Segundo equipe médica que atende o petista, as chances de o tumor voltar serão agora cada vez menores

DE SÃO PAULO

Para "enterrar" os boatos de que o câncer de laringe que afligiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2011 havia voltado, a equipe médica que atende o petista convocou uma entrevista coletiva ontem e anunciou, após bateria de exames, que ele está com a "saúde perfeita".

Lula, que já havia negado pessoalmente as especulações sobre a reincidência do tumor, chegou ao hospital Sírio Libanês por volta das 8h de ontem para fazer exames. O ex-presidente fez uma laringoscopia, uma ressonância no local e ainda um terceiro exame, chamado PET-CT, que avalia o corpo inteiro para diagnosticar a doença.

"Todos os exames estão completamente normais. Dessa vez fizemos uma avaliação ainda mais completa. O ex-presidente Lula está com a saúde perfeita e não há nenhum indício de volta da doença. Os rumores foram enterrados com esses resultados", afirmou o cardiologista Roberto Kalil Filho.

Os dois oncologistas que acompanharam o tratamento de Lula, Artur Katz e Paulo Hoff, disseram ainda que não há perspectiva de que o tumor possa voltar. "A cada novo mês é cada vez menor a chance [de reincidência]", disse Katz. Kalil foi mais enfático: "Nós achamos que esse tumor não vai voltar".

Segundo os médicos, o "excelente estado de saúde" do petista possibilitará um espaço maior entre os exames de avaliação. Lula só deve voltar ao hospital no início de 2014. Até então, ele fazia avaliações de quatro em quatro meses.

Kalil destacou que foi o próprio Lula quem pediu que as informações fossem divulgadas. Ao fim da entrevista, o cardiologista atendeu uma ligação da presidente Dilma Rousseff (PT), que buscava informações sobre os exames.

"Está tudo bem, tudo certo, tudo normal", respondeu o médico. Lula também esteve no hospital no meio da semana passada, mas para visitar "dois amigos", segundo Kalil. O senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado José Genoino (PT-SP) estão internados no mesmo hospital.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página