Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Repasses visam manter emprego, diz ministério

DE BRASÍLIA

Além de negarem motivação política para o crédito milionário ao setor sucroalcooleiro, tanto o Ministério da Agricultura como representantes de produtores de etanol afirmam que o repasse é necessário para assegurar milhares de empregos na região.

"A região sofreu bastante com a seca. Sem esses recursos, o problema social vai ser ainda maior do que já é", afirmou Cid Caldas, coordenador-geral de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura.

Renato Cunha, presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool em Pernambuco, disse que as usinas foram muito afetadas pela seca. Ele defendeu o subsídio. "As políticas públicas são necessárias para a manutenção de 300 mil empregos."

Segundo ele, dois fatores prejudicam a produção das usinas na região: o congelamento dos preços da gasolina e a falta de estabilidade da produção nordestina, que é feita basicamente por pequenos agricultores.

Sobre a razão de o benefício para os produtores de etanol ser 60% maior que para os de cana, Caldas disse: "O volume de etanol é maior que o de cana". De acordo com ele, os critérios para os repasses ainda serão regulamentados via decreto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página