Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'O povo saiu das ruas e já não se fala em mudanças', diz ministro

DE BRASÍLIA

O ministro Luís Roberto Barroso criticou o que chamou de "perverso" sistema político brasileiro e reclamou que não se fala mais nas mudanças pedidas por aqueles que foram às ruas do país. Ao aproveitar a sua vez de votar, na sessão de ontem, ele disse que o "pior de tudo" é a maneira como os políticos reagiram à onda de protestos: "O povo saiu da rua e já não se fala mais em mudanças".

Novato no STF, Barroso afirmou que parlamentares transformaram o Congresso num "balcão de negócios" para bancar as campanhas "estratosféricas". "Essa é a dura realidade: um modelo político que o interesse público frequentemente precisa ser comprado", concluiu.

Para o ministro, a corrupção persistirá enquanto o sistema não mudar. Ele elencou quatro causas: "loteamento de cargos, para a partir deles se drenarem recursos para o financiamento eleitoral; emendas orçamentárias que beneficiam empresas de fachada e que repassam verba para o bolso ou para o partido; licitações superfaturadas, subfaturadas ou cartelizadas; venda de penduricalhos em medidas provisórias para atender a interesses que não se saem bem no debate público".

Barroso disse ainda que "o papel do processo civilizatório é reprimir o que há de ruim e potencializar o bem", mas que o "sistema político brasileiro faz o contrário: reprime o bem e potencializa o mal."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página