Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Black blocs' protestam no Rio sem utilizar máscaras

Grupo defende liberação dos responsáveis por página do movimento numa rede social

DO RIO

Sem máscaras, cerca de cem manifestantes adeptos da tática "black bloc" protestaram ontem na porta do Tribunal de Justiça do Rio contra a prisão, na quarta, de três administradores da página "Black Bloc RJ" no Facebook.

O ato começou com tumulto e terminou pacificamente.

Ativistas gritavam palavras de ordem em uma das entradas do tribunal quando seguranças acionaram a porta automática que fecha o prédio.

O grupo tentou impedir, e a grade acabou emperrando à meia altura. Policiais e seguranças do tribunal empurraram e chutaram as pernas dos que impediam o fechamento da porta. Manifestantes revidaram atirando ovos.

Os seguranças, então, arremessaram cavaletes de ferro contra os manifestantes, que responderam atirando latas de lixo nos policiais. Um "black bloc" teve o dedo quebrado por um cavalete. Ninguém foi detido. O rapaz ferido foi levado ao hospital.

O grupo então deixou o local e percorreu as ruas do centro, complicando o trânsito. Às 19h30 o grupo se dispersou aos gritos de "amanhã [hoje] vai ser maior".

Os três administradores da página "Black Bloc RJ" continuam presos no Rio. A Justiça acatou pedido da Polícia Civil para que a prisão em flagrante fosse transformada em preventiva. Os três, segundo advogados da ONG IDDH, dividem cela na penitenciária de Bangu.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página