Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ex-ministro Gushiken morre aos 63 em SP

Inocentado pelo Supremo no julgamento do mensalão, petista afastou-se da política após deixar o governo Lula

Internado por causa de um câncer, chamou amigos e colegas de partido para se despedir nas últimas semanas

DE SÃO PAULO

O ex-ministro e ex-deputado Luiz Gushiken morreu ontem à noite no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado em estado grave por causa de um câncer. Ele tinha 63 anos de idade.

O corpo de Gushiken será sepultado hoje, às 16h, no Cemitério do Redentor, na avenida Doutor Arnaldo, zona oeste de São Paulo, onde também será realizado o velório.

Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um dos coordenadores da sua campanha em 2002, Gushiken deixou o governo e afastou-se da política após ter seu nome ligado ao escândalo do mensalão, mas acabou inocentado pelo STF no ano passado.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Gushiken foi dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo no início da década de 80 e foi um dos fundadores do PT, partido pelo qual foi eleito deputado federal por três vezes.

No governo Lula, ele chefiou a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, coordenou a distribuição de verbas de publicidade oficial e exerceu influência sobre a gestão dos principais fundos de pensão do país.

A luta contra o câncer foi longa. Em 2002, antes de entrar na campanha de Lula, retirou dois terços do estômago e contraiu na cirurgia uma infecção que o deixou com a saúde frágil até o fim. Em 2008, sofreu um infarto e implantou um stent no coração.

Gushiken viveu os últimos anos recolhido em sua casa em Indaiatuba, no interior paulista. Nos últimos dias, chamou amigos e colegas de partido para se despedir no hospital. Ele deixa a mulher, Elizabeth, e três filhos, Helena, Guilherme e Arthur.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página