Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ministro pede que Dilma afaste diretor da Conab

PF investiga envolvimento de petista em fraudes de programa do governo federal

DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, pediu ontem à presidente Dilma Rousseff o "afastamento temporário" do diretor de política agrícola da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Sílvio Porto.

Segundo a Conab, que é ligada ao Ministério da Agricultura, cabe à Presidência da República nomear e exonerar o diretor do órgão.

O pedido do ministro veio quatro dias após Porto ser indiciado pela Polícia Federal na Operação Agro-Fantasma, que investiga desvio de verbas em um dos programas do "Fome Zero". Porto é suspeito de envolvimento em crimes de estelionato, peculato e formação de quadrilha.

A decisão de pedir o afastamento do diretor foi tomada em reunião ontem entre o ministro Antônio Andrade (Agricultura) e o presidente da Conab, Rubens Rodrigues.

Por determinação da Justiça, outros sete integrantes da Conab, entre eles o superintendente do órgão no Paraná, foram afastados.

Porto é filiado ao PT gaúcho desde 1995. A operação da PF foi deflagrada no Paraná, onde foram identificadas fraudes no Programa de Aquisição de Alimentos. Segundo a polícia, um esquema simulava a produção e entrega de alimentos pela Conab.

A PF indiciou ao todo 58 pessoas e prendeu 11 por diferentes crimes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página