Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Índios protestam diante do Congresso hoje

Entidades indigenistas se mobilizam contra propostas que esvaziam poderes da Funai

DE BRASÍLIA

Índios, indigenistas, ambientalistas e entidades ligadas aos direitos indígenas marcaram protesto em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para as 16h de hoje.

Os organizadores pretendem reunir em Brasília 1.200 índios de diversas etnias no país, o que seria o maior ato indígena na Esplanada dos Ministérios desde 2011, início do governo Dilma Rousseff.

Atos públicos ao longo da semana devem acontecer em mais três capitais: São Paulo, Belém (PA) e Rio Branco (AC). Amanhã, os organizadores pretendem reunir manifestantes a partir das 17h no vão do Masp (SP). Há ainda protestos convocados para a frente das embaixadas brasileiras em Berlim e Londres.

Os protestos têm como tema a "defesa da Constituição", cuja promulgação completa 25 anos no sábado. Seu pano de fundo são as ameaças de Executivo e Legislativo, com apoio da bancada ruralista, para alterar o sistema administrativo de demarcação de terras indígenas.

Governo federal e Câmara analisam propostas que esvaziam os poderes da Funai para delimitar os territórios. Indigenistas acusam o governo Dilma de ser leniente nas demarcações e de ceder às pressões dos ruralistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página