Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciro e Cid Gomes formalizam adesão ao Pros após saída do PSB

Para ex-ministro, líder pessebista Eduardo Campos é 'oportunista'

DE FORTALEZA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FORTALEZA

O recém-criado Pros (Partido Republicano da Ordem Social) será o destino do grupo político liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, egresso do PSB. Governador do Ceará, Cid fez o anúncio na noite de ontem, após reunião do grupo em Fortaleza. A filiação deverá ocorrer hoje, também na capital cearense.

A escolha final estava entre PDT e Pros. Segundo Cid, pesou na decisão o fato de a sigla ser nova e possibilitar ao grupo ter o comando de diretórios municipais no interior do Estado, com chances maiores de projeção nacional para lideranças locais.

"Os principais argumentos são que, por se tratar de um partido novo, há menos possibilidades de conflitos no interior e que as lideranças cearenses terão maiores possibilidades de participação nacional", afirmou Cid.

Com o grupo de Cid e Ciro a tiracolo, o Pros já nasce como um dos maiores partidos do Estado. Além do governador, entram na sigla cinco deputados federais (quatro oriundos do PSB e um do PR), nove deputados estaduais e 38 prefeitos, entre eles o de Fortaleza, Roberto Claudio.

Outros 12 prefeitos de fora do PSB podem confirmar filiação até o final de semana.

'OPORTUNISTA'

A saída dos Gomes do PSB foi motivada pela provável candidatura de Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente da sigla, à Presidência em 2014.

Ontem, Ciro fez duras críticas a Campos, que classificou de "zero completo, oportunista puro e simples".

Para o ex-ministro, Campos "controla a burocracia [do partido] como uma capitania hereditária que ele herdou do avô [Miguel Arraes, 1916-2005]". "Ele está em uma aventura pessoal, vai afundar o PSB nisso, mas é problema dele."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página