Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Recém-criados, Solidariedade e Pros já contam com 24 deputados

Troca-troca deve seguir até sábado, prazo final de filiações para 2014

DE BRASÍLIA

Uma semana após serem reconhecidos pela Justiça Eleitoral, os recém-criados Solidariedade e Pros já contam com uma bancada de 24 parlamentares na Câmara. Dados oficiais da Casa mostram que 15 deputados oficializaram ingresso no Solidariedade e outros nove no Pros.

Os nomes dos dois partidos foram incluídos no painel de votações da Câmara. O troca-troca partidário deve crescer nos próximos dias --termina neste sábado o prazo para que os políticos que queiram se candidatar em 2014 estejam filiados a um partido.

Segundo levantamento da Folha, cerca de 60 congressistas negociam ou já trocaram de legenda.

O Pros, que tende a compor a base aliada do governo Dilma Rousseff, promete filiar 28 parlamentares. Até agora, o novo partido já recebeu deputados de PSB, PR, DEM, PSC, PSDB e PDT.

A principal estrela da legenda é o governador Cid Gomes (Ceará), que deixou o PSB depois que o partido saiu do governo Dilma para tentar viabilizar candidatura própria ao Planalto em 2014.

Comandado pelo deputado Paulinho da Força (SP), o Solidariedade recebeu parlamentares de PDT, PRTB, PMDB, PR, PPS, DEM, PSD e PMDB. O partido indica que vai ser independente na Câmara, mas ensaia apoio ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato tucano na disputa pelo Planalto.

Além dos novos partidos, PMDB, PSDB, DEM, PP, PR e PSD também registraram movimentações desde agosto recebendo novos filiados. Foram 36 trocas nos últimos dois meses. Ao longo do ano, a Câmara registrou 41 deputados que mudaram de sigla.

Nessa reta final, o troca-troca partidário é motivado por divergências locais com os partidos e pela tentativa dos parlamentares de obter melhores condições para suas disputas eleitorais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página