Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Aparecida devolve estátua de frei Galvão para Guaratinguetá

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM GUARATINGUETÁ DE SÃO PAULO

Cerca de 300 carros participaram ontem da carreata que levou a estátua de frei Galvão do Seminário Bom Jesus em Aparecida (SP) para o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, no Jardim do Vale, em Guaratinguetá (a 176 km a nordeste de São Paulo).

A disputa pela estátua foi parar no Ministério Público, que acabou arquivando a representação de moradores que tentavam impedir a transferência da estátua ao Santuário de Frei Galvão. O grupo defendia a manutenção da obra na região central da cidade, onde ficava antes.

A imagem de frei Galvão estava no Seminário em Aparecida desde o dia 20 de julho quando foi abençoada quatro dias depois pelo papa Francisco, que esteve no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude. A estátua, feita de poliuretano e revestida em fibra de vidro, tem oito metros de altura, dois metros e meio de diâmetro e pesa 1.600 kg. Antes de ir para Aparecida, a estátua foi restaurada em Pindamonhangaba (SP).

De acordo com a assessoria do Santuário de Aparecida, a estátua do santo demorou a retornar a sua cidade porque "estavam esperando chegar o Dia de frei Galvão, comemorado hoje, dia 25 de outubro". O Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, mais conhecido como frei Galvão, nasceu em Guaratinguetá.

O Dia de frei Galvão foi designado pelo papa João Paulo 2° em 25 de outubro de 1998 como dia de devoção ao frei, que se tornou o primeiro santo brasileiro. Em 11 de maio de 2007, durante visita ao Brasil, o papa Bento 16 oficializou a canonização do frade.

Por volta das 7h30 de ontem, a carreata saiu do Seminário Bom Jesus, no centro de Aparecida, e seguiu para o Santuário Frei Galvão. O cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Darci José Nicioli, participaram da carreata. O arcebispo rezou uma missa solene no Santuário de Frei Galvão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página