Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barbosa tem recepção calorosa durante visita ao TJ-SP

DE SÃO PAULO

Cinco dias após o desembargador José Renato Nalini ser eleito para presidir o Tribunal de Justiça de São Paulo pelos próximos dois anos, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, fez ontem sua primeira visita à corte paulista.

Por 15 minutos, Barbosa falou sobre a importância da implementação do processo judicial eletrônico. O ministro disse esperar que, em menos de dez anos, todos os tribunais estejam integrados por meio da digitalização.

Barbosa disse que é "indispensável que as cortes se comuniquem em linguagem comum". "A melhoria dos serviços judiciários no século 21 passa necessariamente pelo uso inteligente e racional da tecnologia da informação."

Barbosa afirmou que entre os objetivos da visita estão conhecer o TJ-SP e estreitar os laços da corte paulista com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão que também preside. "O CNJ se dispõe a estabelecer essa colaboração próxima com o Tribunal de Justiça de São Paulo."

O presidente do TJ-SP, Ivan Sartori, não participou da cerimônia. Ele estava em evento no interior do Estado.

Barbosa foi recebido sob aplausos de desembargadores e servidores do TJ.

"Esses aplausos que o senhor recebeu são um reflexo da admiração de um dos brasileiros mais admirados de todo o mundo", disse Nalini.

O ministro destacou a dimensão do Judiciário paulista, ao mencionar que, em 2012, 26% das sentenças terminativas em todo o Brasil vieram da Justiça de São Paulo. Depois da sessão, centenas de servidores do tribunal fizeram filas para tirar fotos com o ministro.

Após a cerimônia, Barbosa se negou a responder perguntas da imprensa relativas ao julgamento do mensalão. Do lado de fora, foi cercado por populares.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página