Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciência e Saúde em cima da hora

Sonda chinesa pousa com sucesso na Lua, levando jipe robotizado

Finsec

DE SÃO PAULO - A sonda chinesa Chang'e-3, que transporta o jipe-robô Yutu, pousou em segurança na Lua ontem às 11h11 (horário de Brasília). O sucesso da missão, anunciado pela agência de notícias Xinhua, torna a China o terceiro país a realizar uma alunissagem suave, depois de EUA e Rússia.

A CCTV, rede nacional de televisão chinesa, transmitiu o pouso ao vivo, usando imagens de animação que ilustravam os status da missão comunicado pela sonda via sinais de rádio. Quando a Chang'e-3 alunissou, transmitiu em seguida uma fotografia dos pés da sonda apoiados no solo lunar.

Alguns minutos depois, a sonda desdobrava seus paineis de energia solar. Além do jipe Yutu, que fará análises da composição do solo, a Chang'e-3 transporta um telescópio sensível à luz ultravioleta, que fará pesquisa astronômica.

A missão chinesa foi a primeira a realizar um pouso suave com sucesso na Lua desde 1976, quando a sonda soviética Luna-24 fez recolhimento automático de amostras. A única missão que havia colocado um artefato no satélite com precisão desde então foi a americana LCross, uma sonda que se chocou com a Lua intencionalmente em 2009.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página