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Cidade eleva em 400% gasto com publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Num intervalo de cinco anos, a Prefeitura de Pitangueiras (SP), cidade com 37 mil habitantes na região de Ribeirão Preto, elevou em 400% seus gastos com publicidade.

Para este ano, a administração local projeta gastar R$ 1 milhão com anúncios em carros de som que circulam nas ruas da cidade, outdoors, emissoras de rádio e jornais. O Orçamento municipal para 2014 é de R$ 90 milhões.

Desde 2009, a prefeitura faz licitações na contratação de empresas para prestar serviços de publicidade institucional. Desde então, o valor subiu de R$ 200 mil (em 2009) para o previsto para este ano.

A administração justifica o aumento dizendo que há uma demanda maior de divulgação para secretarias municipais.

O assessor da Casa Civil de Pitangueiras, Mauro Augusto Boccardo, cita campanhas de orientação à população para o combate à dengue e para informar sobre o Refis (programa de recuperação fiscal).

"Os casos de dengue não chegaram a dez neste ano. E, em 2013, conseguimos arrecadar R$ 1,5 milhão no Refis, aumentando a arrecadação do município. O trabalho de divulgação tem surtido efeito e é importante", afirmou.

De 2009 a 2013, a vencedora da licitação em Pitangueiras foi a Hold Comunicação e Serviços, de Ribeirão Preto --empresa que, em 2011, foi alvo de suspeita de irregularidade num contrato com a Prefeitura de Sertãozinho (SP).

Em 2011, o TCE (Tribunal de Contas do Estado)julgou ser irregular um contrato de publicidade institucional entre o município e a empresa, no valor de R$ 700 mil.

Também foi alvo de fiscalização do TCE aditivo firmado sete meses após a assinatura do contrato, que acrescentou R$ 175 mil ao valor original.

A Prefeitura de Sertãozinho não se manifestou. A Hold diz que participa de várias licitações e "nunca teve nenhum processo no qual fosse questionada a sua forma de atuação".

Disse ainda que os apontamentos do TCE se referem a falhas no edital e nos procedimentos internos, e que não questionam os valores pagos à empresa.


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