Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Deputado pediu favor a ex-diretor de estatal

Simão Sessim (PP) escreveu a Paulo Roberto Costa para tentar intermediar contratos de empresa de amigo com a Petrobras

Depois de confirmar as tratativas, parlamentar disse que fizera apenas visita de cortesia e que Costa não pôde ajudá-lo

ANDRÉIA SADI DE BRASÍLIA

Integrante da cúpula da Câmara dos Deputados, o deputado Simão Sessim (PP-RJ) pediu uma "valiosa ajuda" para o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato.

Sessim, que é o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, pediu que uma firma indicada por ele obtivesse contratos com "grandes empresas" e a Petrobras.

"Por ocasião da visita que lhe fiz em seu escritório acompanhado do deputado Dudu da Fonte [PP-PE] e do senador Ciro Nogueira [PP-PI], cometi a ousadia de pedir sua valiosa ajuda para a Empresa NIL Locações Ltda, que pertence a um grande amigo", disse Sessim em e-mail.

O documento, a que a Folha teve acesso, foi apreendido durante buscas na casa de Paulo Roberto.

O e-mail foi enviado no dia 4 de abril do ano passado, por meio da conta funcional do deputado "dep.simaosessim@camara.leg.br" para o ex-diretor, que já havia deixado a petroleira estatal e fundado a empresa de consultoria Costa Global.

"Agora, estou enviando os dados, solicitando se possível encaminhamento para grandes empresas que estejam realizando obras e que possam aproveitar os seus serviços", diz o e-mail.

Em resposta ao e-mail de Sessim, Paulo Roberto escreveu: "Grato amigo Simão. Vou fazer alguns contatos e mantenho você informado".

A empresa chama-se NIL Locações LTDA-ME. A Folha tentou contato no celular do gerente administrativo e no telefone comercial, mas não obteve retorno da firma.

O senador Ciro Nogueira disse que a visita era de cortesia. A assessoria de Dudu da Fonte não retornou ao contato da Folha.

Procurado pela reportagem, Sessim confirmou o encontro com Paulo Roberto e disse que pediu se ele tinha condições para cadastrar "lá" a empresa de seu amigo. Perguntado em que lugar ele gostaria que sua empresa fosse cadastrada, respondeu: "Na Petrobras". "É uma empresa [do amigo] muito pequeninha e não conseguiu nada."

Sobre a companhia de Ciro Nogueira e Eduardo da Fonte no encontro, disse que os colegas "aproveitaram a mesma audiência" com "assuntos também deles".

Quando a reportagem reiterou que Paulo Roberto não era mais diretor da estatal, Sessim disse: "Ah! Agora que estou lembrando, foi só para visitá-lo. É a mesma audiência que pedi a ele se podia ajudar no sentido de cadastrá-la [a empresa NIL] para concorrer na Petrobras, mas ele não pôde fazer nada. E completou: "A ideia era rever doutor Paulo, dar um abraço nele, nada de mais".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página