Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Senador xinga blogueiro após pergunta sobre cartel

Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) manda militante do PT à 'puta que te pariu'

Petista foi preso depois do bate-boca; do lado de fora do Senado, ele jogou garrafa de água em direção ao tucano

DE SÃO PAULO

Nos corredores do Congresso, na noite de anteontem, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), de 69 anos, chamou de "vagabundo" e mandou à "puta que te pariu" um blogueiro filiado ao PT que o questionou sobre seu suposto envolvimento nos casos de formação de cartel e corrupção no Metrô de São Paulo.

Rodrigo Grassi, conhecido na internet como Rodrigo Pilha, gravou o episódio e divulgou numa rede social (assista ao vídeo em bit.ly/1lYrGkb). Ele foi detido pela Polícia Legislativa depois de, já do lado de fora da Casa, discutir novamente com o senador e arremessar uma garrafa plástica em sua direção.

Segundo a assessoria do órgão, Grassi "é investigado por crime de desacato e contravenção penal". O blogueiro teria ficado mais de três horas na delegacia da Casa. Seu celular foi apreendido e, até a noite de ontem, amigos diziam que o aparelho não havia sido devolvido.

Grassi tem histórico em polêmicas. No mês passado, ele hostilizou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, na saída de um bar, em Brasília.

O vídeo publicado pelo blogueiro mostra que ele se aproxima de Aloysio perguntando sobre a importância de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Ainda calmo, o tucano diz que CPIs são importantes para "investigar problemas no âmbito do governo". Grassi pergunta por que, então, o PSDB barrava investigações sobre as denúncias de cartel.

"Existem investigações que são muito profundas em relação a essa história do Metrô na Procuradoria do Estado, na Corregedoria, no Ministério Público e na Justiça."

"Independente disso, e o suposto envolvimento do senhor?", continua Grassi. "Vá para a puta que te pariu", responde Aloysio.

Em depoimento à Polícia Federal, o principal delator do caso do cartel citou Aloysio como um dos políticos que tinham "conexão" com as empresas que teriam intermediado pagamento de propinas. Há inquérito sobre o caso no STF (Supremo Tribunal Federal) e Aloysio não está entre os investigados. Ele sempre negou envolvimento.

Ontem, ele chegou a assinar a criação de CPI do cartel, mas desistiu porque o pedido não abordava acusações em Estados geridos pelo PT.

No vídeo, Aloysio tenta "pegar" Grassi, que foge. "Não tenho sangue de barata. Me acusar de falcatrua é tão grave quanto me chamar de filho da puta", disse o tucano. Imagens do circuito interno mostram que agentes da polícia chegam após Grassi jogar uma garrafa na direção do senador.

"Agi em defesa do meu decoro", disse o tucano, que é cotado para ser vice do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na eleição presidencial.

Até a conclusão desta edição, Grassi não havia respondido e-mail da Folha. Na internet, ele disse ter sido preso por "fazer perguntas inconvenientes". "Em nenhum momento o agredi."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página