Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A Copa como ela é

PM é preso no Rio após deter repórter que o filmou

Jornalista registrava policiais que abordaram argentino por urinar na rua

Profissional contou que permaneceu por cerca de duas horas dentro de carro da polícia antes de ser levada a delegacia

DO RIO

Uma repórter do jornal "O Globo" foi presa na tarde de domingo (15) ao tentar filmar uma ação de policiais militares antes do jogo entre Argentina e Bósnia no Maracanã, zona norte do Rio.

Vera Araújo fazia imagens de um torcedor argentino sendo detido por urinar em frente ao viaduto Oduvaldo Cozzi, em São Cristóvão, bairro vizinho ao do estádio.

Segundo a jornalista, o sargento Edmundo Faria, do grupamento de segurança da Copa, determinou que ela desligasse o equipamento.

Mesmo após Vera ter apresentado seu crachá, o sargento disse que ela seria presa "por desacato à autoridade".

Ainda segundo a repórter, em vez de levá-la diretamente para a delegacia, os PMs percorreram ruas de Benfica, São Cristóvão e Jacaré.

"Foram quase duas horas. No meio do caminho consegui contato com o tenente-coronel Cláudio Costa [relaçõespúblicas da PM], que pediu para falar com o sargento pelo meu celular", conta.

"Quando passei o aparelho para o policial, ele teve um surto, uma explosão, e o arremessou contra o painel do carro, mandou parar o veículo e me algemou com as mãos para trás. Parecia cárcere privado, ditadura", diz Vera.

A repórter foi levada à 17ª DP (São Cristóvão). Lá, conta, uma assessora de imprensa da PM pediu para soltá-la

"Falaram que, se eu registrasse o caso como abuso de autoridade, os policiais registrariam o desacato. Agora, sou vítima e ré", afirma.

Em nota, a PM informou que Faria está preso administrativamente até a conclusão da investigação sobre o caso.

"O comando da PM ressalta seu respeito e admiração pela jornalista e reitera que considera o trabalho da imprensa fundamental para a garantia da democracia", diz a nota.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página