Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PF deflagra ação contra extração ilegal de ouro

Operação Eldorado investiga negócios em garimpos e áreas indígenas na divisa de MT e PA

DE BELÉM

A Polícia Federal deflagrou ontem uma operação contra a extração ilegal de ouro em garimpos e terras indígenas na região do rio Teles Pires, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e Pará.

O ouro ganhava aparência de legalidade por meio de notas fiscais obtidas com cooperativas de garimpeiros e era vendido por empresas a investidores de São Paulo, como ativo financeiro.

A Operação Eldorado, como foi batizada, tem como objetivo combater as duas pontas do negócio ilegal.

Havia 28 pedidos de mandados de prisão temporária e 64 mandados de busca e apreensão em sete Estados (MT, PA, RO, AM, SP, RJ e RS).

Até o fim da tarde de ontem, a PF havia cumprido 17 deles (7 no Pará, 6 em Rondônia e 4 em Mato Grosso). Houve ainda apreensão de ouro e de dinheiro.

A polícia não informou quais são as terras indígenas envolvidas na operação.

A PF aponta três empresas distribuidoras do ouro envolvidas no esquema, mas não divulgou os nomes das firmas. A investigação constatou que, em dez meses, uma dessas empresas movimentou mais de R$ 150 milhões.

Os suspeitos deverão responder por crimes ambientais (exploração ilegal de recursos minerais e destruição de áreas de preservação), crime contra a ordem econômica (usurpação de bens da União) e lavagem de dinheiro.

A investigação começou em fevereiro na superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso.

A região do Teles Pires tem áreas indígenas das etnias caiabi e mundurucu. Também abrange um complexo de usinas hidrelétricas em construção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página