Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Nova Arena' diz que lutará contra 'comunização' do país

DE SÃO PAULO

O grupo que tenta refundar a Arena (Aliança Renovadora Nacional) -partido que deu sustentação à ditadura militar (1964-1985)- publicou ontem no "Diário Oficial da União" seu estatuto e seu programa de atuação prometendo uma "luta contra a comunização da sociedade".

A publicação é uma das etapas que antecedem o registro do partido na Justiça Eleitoral. Agora, a sigla precisa coletar assinaturas de apoio de cerca de 500 mil pessoas em nove Estados do país para obter seu registro.

Depois disso, o partido passa a poder disputar eleições e a ter direito a uma parcela do Fundo Partidário, formado por recursos públicos.

Presidente nacional da sigla, a estudante de direito Cibele Baginski, 23, diz não se importar com a associação do partido ao regime militar.

"[Conotação] negativa ou positiva é questão de ponto de vista. Ter um nome desse traz um grande histórico, mas o saldo ainda foi positivo. O Brasil ainda estaria na idade da pedra se não tivesse existido essa época [da ditadura]", afirmou à Folha.

O secretário-geral do grupo, João Maganelli, 25, estudante de engenharia no Rio Grande do Sul, disse que há ao menos três membros da antiga Arena entre os fundadores do partido atual.

No documento registrado, o grupo elenca como um de seus objetivos a "defesa de preceitos democráticos". "Em respeito à convicções ideológicas de direita, não coligará com partidos que declaram a defesa do comunismo, bem como vertentes marxistas."

A instância superior do partido é um órgão chamado de "Conselho Ideológico", que tem nove membros, cinco deles vitalícios.

Entre suas bandeiras, defende a "abolição de quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero ou condições 'especiais'", a maioridade penal aos 16 anos e o retorno ao currículo escolar da Educação Moral e Cívica -disciplina imposta em 1969 e tirada das grades em 1993.

Baginski disse que o partido já conversa com políticos com mandato, mas não quis dar nomes. Disse apenas que entre as pessoas "muito respeitadas" estão os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Romário (PSB-RJ).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página