Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Tática de combate

Joaquim Barbosa diz a aliados que uma de suas primeiras medidas à frente do Conselho Nacional de Justiça será enfrentar a advocacia de filhos e cônjuges de magistrados de tribunais superiores. Como presidente do órgão, o ministro não pode impor regras, mas quer sugerir a proibição dessas atividades. Com isso, forçaria posicionamento dos conselheiros. Segundo assessores, Barbosa acredita que persuadirá os 15 integrantes do colegiado, mas prevê reação ostensiva da OAB.

-

Na carne Entre os possíveis afetados pelas mudanças nas normas estão filhos do atual corregedor do CNJ, ministro Francisco Falcão.

Pires No encontro com Dilma Rousseff, semana passada, o novo presidente do STF não sugeriu nomes para a vaga aberta na corte. Mas pediu apoio para o reajuste pretendido pelo Judiciário. Ouviu como resposta que este ano seria impossível.

Peito... Embora a eventual aplicação de atenuantes praticamente elimine as chances de Roberto Jefferson, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no mensalão, cumprir parte da pena em regime fechado, sua defesa decidiu que não fará esse pedido.

... aberto A avaliação do advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa é a de que, ao reivindicar tal benefício, o petebista assumiria a condição de delator -o que ele nega.

Paparazzi O flagrante de José Dirceu descansando em Camaçari (BA) no feriado preocupou petistas. A imagem, segundo aliados do ex-ministro, reforça a tese daqueles que defendem que a pena de prisão comece a ser cumprida antes mesmo da publicação do acórdão do julgamento.

Blitz Munidos de faixas e cartazes, militantes da Força Sindical pretendem cercar hoje o gabinete de Marco Maia (PT-RS) para pressioná-lo a colocar em votação o projeto do fator previdenciário.

Aditivo Em acordo fechado com a equipe de Fernando Haddad, a Prefeitura de São Paulo prorrogará a contratação do advogado Andrew Witts, do escritório britânico Lawrence Graham, responsável pela defesa do município no processo que corre em Jersey contra empresas atribuídas à família de Paulo Maluf.

Sem trégua Ao prolongar até fevereiro o contrato, que venceria este mês, o governo quer evitar descontinuidade no acompanhamento do caso no paraíso fiscal. A ação visa repatriar US$ 22 milhões que teriam sido desviados na gestão do ex-prefeito, hoje aliado de Haddad.

Na ponta... Relatório entregue a Gilberto Kassab pelo secretário Rubens Chammas (Planejamento) indica que a atual administração concluirá 85% do seu plano de metas. Balanço parcial de julho mostrava 63% de execução.

... do lápis O índice, embora contestado por ONGs que monitoram as ações do governo, é considerado satisfatório pelo prefeito, que pretende anunciá-lo com pompa e circunstância como um dos derradeiros atos do mandato.

Pluviômetro Derrotado por Márcio Lacerda (PSB) no primeiro turno, Patrus Ananias (PT) está empenhado em liderar a oposição em Belo Horizonte. A primeira frente do petista será a crítica à política de prevenção contra as chuvas, que afetam a capital mineira desde quinta-feira.

De saída O delegado-geral Marcos Carneiro, chefe da Polícia Civil de São Paulo, diz que colocará seu cargo à disposição do governo tão logo seja notificado judicialmente da ação do Ministério Público que o acusa de improbidade. "Sou inocente, mas não posso ficar nesta função se pairar desconfiança sobre mim."

-

tiroteio

"Temo certa irresponsabilidade fiscal, seja pela desoneração de impostos, pelo controle artificial de preços ou por excesso de gastos."

-

contraponto

Pode vir quente

Polarizando com o relator Joaquim Barbosa em diversos momentos do julgamento do mensalão, o ministro Marco Aurélio Mello conversava sobre futebol com um grupo de advogados antes do início de uma das sessões no STF, quando resolveu brincar com os defensores:

-Vocês têm de tomar cuidado para não apreenderem os passaportes dos advogados também.

Paulo Sérgio Abreu e Silva, que defende Rogério Tolentino, prontamente respondeu, rindo:

-O meu é falso. É de Governador Valadares. Lá tem mais passaporte falso que metro quadrado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página