Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasil melhora em ranking mundial sobre corrupção

País avança de 73ª para a 69ª posição em estudo da ONG Transparência Internacional

DE SÃO PAULO

O Brasil melhorou quatro posições em estudo mundial de percepção de corrupção e ocupou a 69ª posição em 176 países. Em 2011 o país ocupava o 73º lugar no ranking. O levantamento é da ONG (organização não governamental) Transparência Internacional e foi publicado ontem.

A melhora acontece no ano das condenações do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal. Neste ano também a Lei de Acesso à Informação foi aprovada e a Lei da Ficha Limpa passou a vigorar integralmente.

O Brasil obteve 43 pontos em uma escala de 0 a 100 -quanto mais baixo o número, mais corrupto é considerado o país- e integra o grupo dos países com pontuação abaixo de 50. Na América Latina, o Brasil ficou atrás de Chile e Uruguai, que ocupam a 20ª posição, com 72 pontos cada. A Venezuela tem a pior colocação: 165º lugar e 19 pontos.

Em 2011 o Brasil ocupou a 73ª posição entre 183 países. Em 2010 ficou em 69ª entre 178. O índice classifica países e territórios com base em documentos e entrevistas com analistas e empresários.

A ONG disse que metodologia do estudo foi alterada neste ano e que não é possível fazer comparações com os levantamentos anteriores em relação à pontuação. Em 2011 o Brasil obteve 3,8 pontos.

Os países que lideram a lista são Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia com 90 pontos. Japão e Reno Unido ocupam a 17ª posição com 74 pontos. Na sequência estão os Estados Unidos com 73.

Os piores colocados são Afeganistão, Coreia do Norte e Somália, com 8 pontos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página