Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Repercussão

BAN KI-MOON, secretário-geral da ONU

"Foi uma figura de destaque e um dos arquitetos da sede das Nações Unidas em Nova York. Sua carreira foi excepcionalmente longa e ilustre, mas o que fez dele um excelente arquiteto não foi só o seu vigor e talento. Ele imbuiu seu trabalho com um forte senso de humanismo e engajamento global."

FRANÇOIS HOLLANDE, presidente da França

"Morre ao mesmo tempo um arquiteto cuja obra atravessa o século 20, e um homem engajado, cujas convicções sempre foram colocadas a serviço de seu talento. Tinha uma relação privilegiada com a França, não só por ter construído vários edifícios cuja modernidade e originalidade impressionam os seus visitantes, mas também por ter residido aqui durante o seu exílio, quando a ditadura reinava em seu país."

RICHARD ROGERS, arquiteto britânico que venceu o prêmio Pritzker em 2007

"Foi um dos últimos grandes mestres modernos, ao lado de Frank Lloyd Wright e Le Corbusier. Foi um artista e poeta. Comunicava otimismo, simplicidade e belas proporções, fazendo perceber como os prédios de hoje são complexos em excesso."

LORD PETER PALUMBO, presidente do júri do prêmio Pritzker

"Foi um dos grandes arquitetos do século e consistentemente bom. Seja ao projetar uma cidade inteira ou mesmo casas no campo. Tinha um estilo bem brasileiro. Seus projetos eram cheios de vitalidade e luz, uma arquitetura alegre."

JEAN NOUVEL, arquiteto francês que venceu o Pritzker em 2008

"Seus gestos e seu estilo são coisas de artista. Le Corbusier seria uma espécie de Picasso, e Niemeyer, Matisse. O que me estarrece na obra de Niemeyer é essa relação entre simplicidade e complexidade."

ÁLVARO SIZA, arquiteto português que venceu o Pritzker em 1992

"Pode-se falar na arquitetura moderna antes e depois da obra de Niemeyer. Eu não concordo com aqueles que dizem que suas obras não eram funcionais. Se não fosse funcional, já não era belo. Não imagino uma separação entre esses termos. Beleza é um aspecto da funcionalidade."

CHICO BUARQUE, cantor, escritor e compositor

"Niemeyer teve uma vida muito bonita. Foi um dos maiores artistas do seu tempo e um homem maior que a sua arte."

RENZO PIANO, um dos arquitetos que fizeram o centro George Pompidou, em Paris

"Seus prédios parecem esculturas. São traços fluidos, com grande leveza. Além de artista, era um ativista político. Entendia a arquitetura como um ato político. Não no sentido partidário, mas em relação à vida em sociedade."

TEIXEIRA COELHO, curador do Masp

"Niemeyer é um caso excepcional na história do mundo. A arquitetura brasileira ainda não chegou aos pés dele, de tão avançado que foi. Ele foi muito original."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página