Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Deputado 'guardanapo' mira recorde após 10 anos na Mesa da Câmara

ERICH DECAT DE BRASÍLIA

Apelidado pelos colegas de "deputado guardanapo", por estar na Mesa Diretora da Câmara há dez anos, Inocêncio Oliveira (PR-PE), 74, quer entrar no livro dos recordes.

Ele tenta convencer a bancada do partido a confirmar seu nome para a quarta secretaria, único posto que ele não ocupou na cúpula da Casa. "Tenho o apoio de 33 dos 35 deputados [do PR]. Quero entrar para o Guinness como o único parlamentar que ocupou todos os cargos da Mesa", disse ele, que presidiu a Câmara em 1993 e 1994.

Como quarto secretário, ele decidirá sobre assuntos caros aos parlamentares: a distribuição dos apartamentos funcionais e proposição de compra de novos imóveis.

Em sua campanha para ser escolhido e inscrever no Guinness sua específica proeza, o deputado, hoje na terceira secretaria, promete ofertar a todos os 513 deputados apartamentos funcionais em área nobre de Brasília.

Hoje, a Câmara disponibiliza "apenas" 432 imóveis aos deputados. Desses, 301 estão ocupados e os demais passam por reforma, o que obriga quem não foi contemplado a recorrer ao auxílio-moradia de R$ 3.000 mensais.

Outra proposta de Inocêncio é atender uma reivindicação antiga dos colegas: ampliar o prédio do Anexo 4, onde ficam os gabinetes maiores cedidos aos deputados.

Segundo Lincoln Portela (MG), líder do PR, que por acordo tem direito ao cargo cobiçado pelo deputado, a indicação de Inocêncio não foi oficializada, "mas o ambiente é favorável". A escolha da Mesa ocorrerá no dia 4.

Eleito pela primeira vez em 1975 pela Arena, antes do PR, Oliveira passou depois pelo PDS, pelo PFL, pelo PMDB e pelo PL.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página