Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Primeiro teste de Falcão será regular patrocínios a eventos

FREDERICO VASCONCELOS DE SÃO PAULO

Disciplinar a presença de juízes em eventos com patrocínio privado é o primeiro grande teste para a imagem do ministro Francisco Falcão na corregedoria nacional de Justiça. Ele assumiu tendo que se explicar por casos de nepotismo no passado.

O desafio atual é uma herança recebida da ministra Eliana Calmon, que não conseguiu aprovar uma resolução no final de seu mandato.

A diferença é que Eliana teve suas iniciativas esvaziadas por Cezar Peluso, então presidente do CNJ; Falcão teve o apoio de Joaquim Barbosa para colocar sua proposta em votação na sessão de ontem.

O estopim foram práticas da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), entidade que deu início à resistência da magistratura contra a ministra Eliana Calmon.

Falcão foi surpreendido com a notícia de que a Apamagis sorteava entre juízes valiosos brindes de empresas privadas. Pediu informações, e foi novamente surpreendido quando a Apamagis publicou, em seu site, fotos da festa e dos brindes. O gesto foi visto como desfeita ao CNJ.

A Apamagis já havia promovido um jogo de golfe entre juízes e advogados, com patrocínio privado. Foram questionados eventos de outras entidades. Exemplos: associação de juízes federais que serviu de "laranja" (expressão usada por um juiz) ao levantar recursos para a festa de um tribunal; júris simulados para debater planos de saúde, com encontros custeados por empresa do setor; helicópteros da Marinha levando juízes a congresso em balneário no Rio de Janeiro; dinheiro público e privado para comemorar a posse de membros de tribunais.

Entidades de juízes já tentaram esvaziar no STF as resoluções do CNJ. No caso da autonomia para investigar magistrados, Eliana ganhou a parada, mesmo com a oposição de Peluso. Prevê-se que, no caso dos eventos, Falcão terá o apoio de Barbosa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página