Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Sobrinha de Barbosa é demitida do Senado após críticas a Renan

GABRIELA GUERREIRO ANDREZA MATAIS DE BRASÍLIA

O Senado demitiu uma sobrinha do presidente do STF, Joaquim Barbosa, e uma colega dela por terem postado em uma rede social uma crítica ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

As duas, que eram estagiárias do Senado, compartilharam no Facebook a foto de um rato que dizem ter encontrado na gráfica da instituição com a legenda: "E a gente achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros".

O Senado confirmou a demissão das duas jovens. Em nota, informou que agiu "de acordo com as normas vigentes ao tomar conhecimento de um ato de indisciplina".

Segundo a Casa, as duas postaram as fotos no horário de trabalho "usando ferramentas de trabalho", o que diz ser uma infração às regras do estágio. O Senado tem cerca de 500 estagiários. O caso foi revelado pelo jornal "Correio Braziliense".

Ariadna Barbosa Gomes Oliveira é filha de uma irmã do ministro Joaquim Barbosa. Ela estagiava na secretaria de Recursos Humanos, que fica nas mesmas dependências da gráfica. A Folha não conseguiu localizá-la. A assessoria do ministro disse que ele não irá comentar o assunto.

Segundo Laura Meirelles, a outra estagiária, a crítica foi feita em forma de protesto, uma vez que, de acordo com ela, o lugar está cheio de "ratos de verdade".

Ela afirma também que as fotos foram postadas do celular e não do computador do Senado e no horário de trabalho porque o rato foi encontrado durante o expediente.

A demissão, detalha ela, ocorreu após a convocação de uma reunião. Segundo a ex-estagiária, ela e a colega não sabiam que era proibido publicar críticas na internet.

DEMISSÃO

A assessoria de Renan disse que o peemedebista soube do fato após a demissão das duas estagiárias e que não comentaria o ocorrido. A Folha apurou que Renan cobrou da direção do Senado o fato de não ter sido comunicado antes da decisão. Mas concordou com as demissões.

Não é a primeira vez que ratos e insetos aparecem nas dependências da Casa. No local, já foram encontrados gambás e ratazanas mortos.

Renan está sendo alvo de críticas. Um abaixo assinado com pedido para que ele se afaste do Senado já tem mais de 1,4 milhão de assinaturas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página