Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

HC quer priorizar procedimentos complexos

DE RIBEIRÃO PRETO

O governo estadual está avisado desde o ano passado da intenção do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto de rever parte dos atendimentos que atualmente são prestados aos municípios.

A afirmação é do superintendente do HC, Marcus Felipe Silva de Sá. Segundo ele, cabe ao DRS --representante regional do Estado-- articular com as prefeituras as mudanças com o hospital.

Alvo de críticas principalmente da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), durante o encontro de ontem, Sá pediu aos municípios que não tratassem o centro médico como o "vilão" da história.

"Não vim aqui para ver o HC ser achincalhado ou colocado na berlinda", disse ele, após um discurso em tom elevado da prefeita.

Para Sá, o HC, por ser uma referência na região para serviços mais complexos, precisa deixar de realizar procedimentos mais simples, que podem ser feitos por outros hospitais de menor porte.

Cirurgias de catarata, por exemplo, podem sair do HC por ser uma operação mais simples, diz o superintendente. O hospital, dessa forma, poderia focar no atendimento de cirurgias de retina, consideradas complexas.

Outra cirurgia que as próprias prefeituras podem realizar com outros hospitais é a de hérnia, hoje também feita no prédio do HC.

O que o hospital fez, segundo Sá, "foi mostrar sua capacidade de atendimento".

"Não dá para assumir um compromisso que você não pode entregar", disse. "Temos um limite de infraestrutura, de recursos humanos, então precisa desencadear esse debate para que os secretários também se mexam para organizar o sistema."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página