Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Grupos organizam manifestações na região

Atos planejados via redes sociais estão marcados para amanhã e quinta-feira em Barretos, São Carlos e Ribeirão

Ontem, ao menos 250 pessoas da região foram em ônibus, carros e vans para participar de protesto em São Paulo

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

Após a onda de protestos desencadeada em São Paulo, grupos da região de Ribeirão Preto organizarão ao menos quatro manifestações até a próxima semana.

Os atos estão previstos para Ribeirão Preto, Barretos, São Carlos e Araraquara.

As manifestações começarão amanhã em Barretos e devem se repetir em São Carlos e Ribeirão Preto, no dia seguinte. Na semana que vem, será a vez de Araraquara levar às ruas o protesto.

Os integrantes dos movimentos afirmam querer a redução das tarifas do transporte coletivo, além de melhorias no sistema.

O coletivo Gema Genérica, de Barretos, anunciou na internet que o objetivo da manifestação de amanhã é a melhora da sociedade como um todo. De acordo com o grupo, a Polícia Militar será parceira do movimento e o ato será feito de forma pacífica.

As redes sociais, aliás, são o foco de surgimento das manifestações. Desde a semana passada, comunidades de vários municípios do Estado foram criadas para discutir a redução da tarifa.

"A população está cansada de ser massacrada. Sobe [o preço da] passagem e não melhora a qualidade", afirmou o engenheiro Dante Peixoto, 26, um dos representantes do movimento Transporte Justo, de São Carlos.

Na cidade, uma reunião acontece hoje às 17h30 na praça Coronel Salles para definições sobre o ato. A organização pretende reunir entidades e grupos interessados em colaborar com a elaboração de materiais, como faixas e cartazes.

Também hoje, os integrantes dos movimentos em Ribeirão vão se reunir no coreto da praça 15, no início da noite, para definir como agir no dia seguinte. Além de pedir a redução na tarifa de ônibus, o ato será por mais transparência na gestão pública. Cerca de 500 pessoas são esperadas.

Em Araraquara, um ato inicial ocorreu ontem, mas outro já está marcado para o dia 26, em frente ao Mercadão.

Ontem, representantes de movimentos da região de Ribeirão saíram de suas cidades e se uniram ao Movimento Passe Livre, no Largo da Batata, em São Paulo.

Os cerca de 250 manifestantes seguiram em ônibus fretados e de linha e em carros particulares. Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão alugaram vans para chegar à capital.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página