Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Manifestantes compõem rap de protesto em Ribeirão Preto

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

Acampados em frente à Prefeitura de Ribeirão Preto, jovens aproveitaram um dos atos na cidade para compor um rap contra a corrupção no país. O som recebeu o nome de "Coração Protestante".

A semelhança do nome da música nada tem a ver com o "hino" das Diretas-Já, "Coração de Estudante", de Milton Nascimento, mas também foi escrita em um momento de protesto nacional.

"Queremos que um coração protestante bata dentro de cada um. Sentimos mais vivos quando nos expressamos com o rap", disse o estudante Isaac Monteiro, 17, um dos cinco compositores.

Um caderno, uma caneta e um rádio de mão foram necessários para inspirar os jovens que se espalharam pela praça Barão do Rio Branco enquanto encontravam as palavras para construir rimas.

Se autodenominaram "Os Revolucionários de Ribeirão" e, por meio da música, pediram saúde e educação de qualidade. Eles citam na música a preferência pelo passe livre a aceitação da Copa do Mundo e que a falta de educação é consequência de governo sem investimentos.

A composição começou a ser escrita anteontem de manhã e, à tarde, o texto já estava pronto no caderno. "2013, movimento histórico no Brasil. O povo se uniu e botou fogo no pavio. Acordaram o gigante para ir à luta. Chega de corrupção, vamos juntos para a rua", diz trecho da canção entoada pelos jovens em plena escadaria do Palácio Rio Branco, sede do governo.

O grupo afirma que defende a integração da "periferia com moradores de rua e a burguesia".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página