Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Especialistas responsabilizam poder público

DE RIBEIRÃO PRETO

O poder público é responsável pelos problemas gerados com a falta de planejamento diante da expansão dos municípios, de acordo com especialistas ouvidos pela Folha.

O aperfeiçoamento das leis de uso e ocupação do solo colocaram o setor privado como responsável pelas obras de infraestrutura --pavimentação, galerias de água pluvial e rede de esgoto--, mas a manutenção do poder público é precária.

"Os problemas nos bairros acontecem porque falta manutenção da prefeitura", disse o arquiteto e urbanista Silvio Trajano Contart, responsável pela criação do bairro Jardim Botânico, na zona sul de Ribeirão Preto.

"A comunidade tenta compensar a falha do poder público com iniciativa própria, fazendo limpeza de ruas e a manutenção dos jardins, serviços que deveriam ser feitos pela prefeitura."

Para a professora Ermínia Maricato, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em São Paulo, o crescimento sem planejamento revela outras problemas, como o aumento da poluição pelo excesso de veículos.

"Geralmente, o que acontece nesses casos é a expulsão da população pobre para a periferia da periferia. Assim, tudo fica muito caro, água, esgoto, transporte. É um erro que é cometido em todo o Brasil", disse.

No caso da região do Ribeirão Verde, Contart disse que falta um sistema viário.

"O problema na zona leste é que as grandes diretrizes das grandes avenidas foram interrompidas. Não tem avenidas paralelas à rodovia Anhanguera", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página