Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para formar novo público, Barretos aposta em crianças

Festa do Peão, que começa na 5ª, terá prova para garotos e pré-adolescentes

Expectativa da organização é receber ao menos 900 mil visitas nos 11 dias da tradicional festa

MARCELO TOLEDO EDITOR-ASSISTENTE DA "FOLHA RIBEIRÃO" FELIPE AMORIM DE RIBEIRÃO PRETO

Crianças montando em carneiros em um estádio lotado com 35 mil pessoas e meninas de 12 anos disputando provas em cavalos. São duas iniciativas da organização da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos para "formar" um novo público para o rodeio.

Com as medidas e projetos de sustentabilidade --implantados em 2012--, a festa tem objetivos claros, segundo membros de Os Independentes, que organiza a festa.

Um é fazer com que o público atinja a média dos últimos anos --900 mil visitas-- ou até cresça. Outro é tentar apagar a imagem arranhada de 2011, quando um bezerro morreu na prova de bulldog.

Barretos espera que, com a presença dos mais jovens nas provas, os pais e familiares também visitem o Parque do Peão, recinto que abrigará a 58ª edição do evento entre quinta-feira e o dia 25, e se aproximem do mundo rural.

"Trazendo a criança, a gente traz o pai e a mãe também", disse o presidente da festa, Hugo Resende Filho.

A avaliação feita por Os Independentes é que era preciso eliminar um hiato existente entre as crianças de até seis anos e o público adolescente.

Daí a inclusão no primeiro fim de semana da prova de três tambores para garotas de até 12 anos --exclusividade feminina--, organizada pela ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores).

"As crianças e jovens já vão se acostumando com a festa. Há muitos peões cujos filhos já montam. Na cultura sertaneja, isso é normal nas fazendas. E a criança não pensa em coisas ruins, já que o contato com o animal é saudável."

As montarias em carneiros terão eliminatórias ao longo do dia no Rancho do Peãozinho --espaço no parque dedicado às crianças--, e os dez mais bem colocados fazem a final no estádio, à noite. As crianças devem pesar até 30 quilos e ter seis ou sete anos.

Além de competidores brasileiros, são esperados filhos de peões dos EUA e México.

PROFISSIONAIS

As duas provas são preliminares, no primeiro fim de semana, da final do Circuito Barretos de Rodeio. De segunda a quarta, serão feitas eliminatórias do rodeio internacional, disputado entre os dias 22 e 25, com peões de Brasil, EUA e México.

No último dia, o ex-peão Adriano Moraes, aposentado em 2008 e tricampeão da PBR (Professional Bull Riders), o circuito norte-americano, participará de um desafio.

Barretos terá ainda cerca de cem shows, em quatro palcos no Parque do Peão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página