Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Quinzena deve ser a mais quente dos últimos cinco anos, diz meteorologia

DE RIBEIRÃO PRETO

A primeira quinzena de janeiro deve ser a mais quente dos últimos cinco anos em Ribeirão Preto. Os próximos dias devem registrar uma média de temperaturas máximas de 33ºC, ante os 30°C do mesmo período do ano passado.

O pico no período é esperado para hoje, com 35ºC, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Apesar das altas temperaturas, o clima poderá ficar mais fresco durante a noite.

Na comparação, o início de 2011 teve média de 28,7ºC. Os anos de 2010 e 2012 registraram médias de 31ºC e 28ºC, respectivamente, na primeira quinzena dos meses de janeiro dos anos.

A temperatura nesta época do ano é bastante influenciada pelo regime de chuvas. Quanto menos água, maior é o calor registrado. "É um período de mais intensidade da radiação solar. Se não chove, piora", disse a diretora do Cepagri, Ana Ávila.

A meteorologista diz que as chuvas para a região são esperadas para o final de janeiro e começo de fevereiro. "As chuvas estão um pouco atrasadas nesta estação, mas ainda devem vir", afirma.

Em dias muitos quentes a baixa umidade relativa do ar pode causar complicações de saúde. A recomendação é beber ao menos dois litros de água por dia e evitar exercícios físicos entre o final da manhã e o fim da tarde. Em casa, use bacias com água ou umidificador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página